sexta-feira

Gauleses


Um amigo me disse uma vez que os gauleses temiam que o céu desabasse sobre suas cabeças

também contou sobre um outro amigo que perdeu o pai há dois anos
e falamos sobre o peso do céu
a leveza da vida
e a dureza do chão

nos últimos dois anos perdi um avô e um tio
na última semana minha mãe caiu de boca no asfalto e quebrou um braço e três dentes
a dureza do chão
a leveza da vida
os dias em que o céu desaba
a vida tem um gosto de asfalto
os gauleses não entendiam de asfalto
nem minha mãe

mas meu amigo disse que eles entendiam de pedras
e com elas se relacionavam
minha mãe beijou o asfalto
e um outro amigo terminou um relacionamento

não o que perdeu o pai
este sonha com o céu onde diz estar seu pai, meu tio e meu avô
apesar do céu ter desabado sobre sua cabeça quando perdeu o pai

o outro amigo
que terminou um relacionamento
me contou que estava mal
não como minha mãe que quebrou um braço e três dentes
mas como quem vê o céu desabar

ao mesmo tempo estava feliz
porque disse ter visto Deus enquanto o céu desabava
e Deus protegeu sua cabeça da dureza do chão
e então me contou da vida com leveza
me servindo uísque com pedras de gelo
eu achei graça

lembrei que os gauleses carregavam pedras
e que o amigo que perdeu o pai carrega a vida
e que ontem de manhã eu carreguei minha mãe da cama ao banheiro
ela que me carregou no ventre
cheia de graça, cheia de vida

um palhaço disse uma vez que a graça é o que o palhaço quer ter
mas que ninguém tem graça
porque a graça, disse ele, se acha
no encontro
de dois ou mais "eu"s
sem outros
no encontro de "eu"s
ou no encontro D’"eu"s
disse o palhaço
e eu lembrei do meu amigo que terminou o relacionamento

e pensei na graça e leveza das mulheres grávidas e suas barrigas pesadas da leveza da vida de eus

meu avô e meu tio foram enterrados no chão
porque já não tinham vida
e se tornaram pesados e duros

minha avó e minha tia desabaram quando perderam meu avô e meu tio
não quebraram braços nem dentes
mas desde então vivem como se carregassem pedras
e já não falam tanto em planos

eu e meu amigo
que me falou dos gauleses
tentamos falar sobre planos
mas não conseguimos
porque temos medo de que o céu desabe a qualquer dia sobre nossas cabeças
e nos faça de palhaços
sem graça

eu e meus amigos falamos sobre o tal se encontrar na vida
seja lá o que isso signifique
o amigo que perdeu o pai, minha avó que perdeu meu avô e minha tia que perdeu meu tio falam que eles se encontraram com Deus
seja lá o que isso signifique
minha mãe se recupera tomando sopa no canudo e já consegue ir ao banheiro sozinha
os gauleses carregavam pedras
seja lá o que isso signifique
e o amigo que terminou o relacionamento disse ter visto Deus
seja lá o que signifique

minha mãe até hoje me carrega
meus amigos me carregam
a graça se encarrega
eu carrego pedras
de gelo
e uísque

caso o céu um dia desabe sobre nossas cabeças.

Nenhum comentário: